segunda-feira, 19 de março de 2007

BANHEIROS OU BURACOS?

Esse assunto merece um capítulo especial...
Dizem os provérbios populares que tudo na vida tem uma primeira vez, pois bem, eis minha experiência nas famosas louças sanitárias denominados 厕所 cèsuǒ, banheiros ou buracos...
Meu primeiro buraco foi aqui em Pequim, no Carrefour (家乐福 jiālèfú) o hipermercado é igual em todos os países, tem as mesmas estruturas, porém, mantém as tradições locais e na China não poderia faltar o tal buraco.
Para utilizar é simples, basta ficar de cócoras e mirar o buraco, tarefa não muito simples para nós mulheres, se errar o buraco não tem problema, mas se esquecer de ficar de cócoras terá que secar as pernas e os sapatos...
Dica: não pense em colocar nada no chão está sempre molhado, se estiver acompanhado peça pra alguém segurar sua bolsa, pois às vezes, não tem onde pendurar. (urgh!)Não se esqueça de prender a respiração por alguns minutos, ou respirar pela boca os banheiros são sujos e o odor é insuportável!
Se precisar fazer o número 2 não se esqueça de carregar na bolsa lenços de papel, pois a maioria dos lugares não tem papel higiênico.
Para nós ocidentais isso pode parecer nojento mais aqui é cultural, faz parte da rotina de muitas famílias chinesas, algumas são contrárias à utilização dos tradicionais vasos sanitários. Os mais antigos não aceitam substituir os tais buracos e ponto final.
Os novos prédios foram construídos com vasos sanitários, mas nos locais públicos não tem escolha. Em shoppings, hotéis e construções mais modernas os banheiros são os tradicionais ocidentais, mas se você se apertar quando estiver em visita aos pontos turísticos da cidade terá que fazer o uso desses banheiros.
Ah!...falando em banheiro lembrei do papel higiênico, até hoje não entendi como usar o papel sem o rolo no meio.
Quando perguntei a uma amiga chinesa sobre o assunto, ela respondeu com naturalidade: "comece puxando pelo centro". A tarefa foi complicada demais optei pelo o rolo.
Algumas marcas internacionais mantêm seus produtos no mercado, com o intuito de alcançar novos adeptos ou simplesmente para atender turistas estrangeiros.
A maioria dos pacotes de papel higiênico à venda em supermercados na China não tem sem o rolo no centro.
E por que os pacotes de papel higiênico são tão grandes se a família chinesa têm em media 3 pessoas? Talvez seja mais econômico comprar em quantidades, talvez seja mais econônico abolir o rolo no centro do papel, não sei...quando eu descobrir conto pra vocês!

É mais fácil entender quando se vê, então, tá aí a foto pra comprovar a existência dos buracos.

3 comentários:

Thiago disse...

ti ouvi na Radio bandeirantes no Sfá bandeirantes.
Vc é Linda , Parabens !!!
Pelo o q vc falou a china é mil maravilhas . Acho q fizeram lavagem cerebral em vc por lá e vc esta sendo usada para fazer propaganda do regime chines.

Unknown disse...

Olá Patrícia, eu estava ouvindo sua entrevista no Sofá Bandeirantes, e aprendi muito sobre sua forma ocidental de ver o universo Chinês e sua cultura. Claro que muito do que você comentou, parte de um principio de que vc se identifica com a cultura e aposta no conhecimento milenar. Não tive ainda o privilégio de ir a China, embora estivesse já a muito tempo querendo uma oportunidade. Claro que além do interesse cultural, me atrai o lado comercial e as oportunidades que existe futuramente para o mundo em si. Bem, só me resta agradecer a gentileza de ter de uma forma objetiva, respondido com clareza de detalhes as questão ali apresentadas. Espero ter mais de sua experiência para que eu possa aprender mais sobre esta cultura. Willians

neusa disse...

Após 15 dias estou expert em usar o buraco para o numero um ,fácil, fácil. As orientais furam fila nos banheiros coletivos .Fique esperta. Porém ainda me pergunto como as mulheres eliminam as fezes ?? Alguém me responde ? Os banheiros continuam chão todo molhado ,sem papel higiênico. Interessante que o masculino tem os dois modelos de vasos tanto na China como em Dubai. Elas acreditam nosso modelo de vaso sanitário nojento ,perigo de contaminação com doenças transmissíveis . Porém observei muitas só jogam água nas mãos .Maior fonte contaminação são nossas mãos LAVAR com agua e SABÃO antes e depois uso sanitário deveria ser ensinado e OBRIGATÒRIO . Constatação em novembro de 2015:Beijing,Xian,Guilin ,Shangai, Hong Kong, Macau e durante cruzeiro rio Li Jiang entre Guilin e Xangai.