Esse assunto merece um capítulo especial...
Dizem os provérbios populares que tudo na vida tem uma primeira vez, pois bem, eis minha experiência nas famosas louças sanitárias denominados 厕所 cèsuǒ, banheiros ou buracos...
Meu primeiro buraco foi aqui em Pequim, no Carrefour (家乐福 jiālèfú) o hipermercado é igual em todos os países, tem as mesmas estruturas, porém, mantém as tradições locais e na China não poderia faltar o tal buraco.
Para utilizar é simples, basta ficar de cócoras e mirar o buraco, tarefa não muito simples para nós mulheres, se errar o buraco não tem problema, mas se esquecer de ficar de cócoras terá que secar as pernas e os sapatos...
Dica: não pense em colocar nada no chão está sempre molhado, se estiver acompanhado peça pra alguém segurar sua bolsa, pois às vezes, não tem onde pendurar. (urgh!)Não se esqueça de prender a respiração por alguns minutos, ou respirar pela boca os banheiros são sujos e o odor é insuportável!
Se precisar fazer o número 2 não se esqueça de carregar na bolsa lenços de papel, pois a maioria dos lugares não tem papel higiênico.
Para nós ocidentais isso pode parecer nojento mais aqui é cultural, faz parte da rotina de muitas famílias chinesas, algumas são contrárias à utilização dos tradicionais vasos sanitários. Os mais antigos não aceitam substituir os tais buracos e ponto final.
Os novos prédios foram construídos com vasos sanitários, mas nos locais públicos não tem escolha. Em shoppings, hotéis e construções mais modernas os banheiros são os tradicionais ocidentais, mas se você se apertar quando estiver em visita aos pontos turísticos da cidade terá que fazer o uso desses banheiros.
Ah!...falando em banheiro lembrei do papel higiênico, até hoje não entendi como usar o papel sem o rolo no meio.
Quando perguntei a uma amiga chinesa sobre o assunto, ela respondeu com naturalidade: "comece puxando pelo centro". A tarefa foi complicada demais optei pelo o rolo. Algumas marcas internacionais mantêm seus produtos no mercado, com o intuito de alcançar novos adeptos ou simplesmente para atender turistas estrangeiros.
A maioria dos pacotes de papel higiênico à venda em supermercados na China não tem sem o rolo no centro.
E por que os pacotes de papel higiênico são tão grandes se a família chinesa têm em media 3 pessoas? Talvez seja mais econômico comprar em quantidades, talvez seja mais econônico abolir o rolo no centro do papel, não sei...quando eu descobrir conto pra vocês!
É mais fácil entender quando se vê, então, tá aí a foto pra comprovar a existência dos buracos.