sábado, 10 de março de 2007

LONGE DE CASA...HÁ MAIS DE UMA SEMANA...

Os primeiros dias longe de casa são difíceis pra qualquer um e pra a coitada aqui, não foi diferente.
Sai do Brasil e atravessei o mundo pra chegar à China. Passado o sufoco, a confusão do fuso horário e a longa viagem...aqui estou sobrevivendo ao choque cultural e me preparando pra entrar no ritmo desse colosso que é a cidade de Pequim. Em fase acelerada para a restauração de seus famosos monumentos, Pequim se prepara para as Olimpíadas de 2008.
Na TV, as comédias resgatam a China Imperial os grandes guerreiros e sábios mestres das artes marciais. As dramáticas novelas chinesas são as preferidas do público feminino, na maioria das vezes, são histórias de amor...sem final feliz.
Outro detalhe que surpreendeu foi a quantidade de comerciais sugerindo a compra de cosméticos que prometem clarear, ainda mais a alva pele das chinesas e os ultra-mega-modernos aparelhos celulares com múltiplas funções. A divulgação dos aparelhos é ostensiva e constante, a cada minuto um novo *jingle ou promoção aparece para seduzir jovens e adultos.
A China produz mensalmente 6,6 milhões de novos aparelhos é o país com mais celulares no mundo. Longe de tornar um mercado saturado os novos aparelhos surgem na mesma velocidade que o país cresce...em ritmo acelerado, então, por quê me surpreender com a quantidade de comerciais que oferecem o produto?
Boa pergunta...e assunto pra outro dia!
Fuiiiiiiiii

*Jingle – é uma mensagem transmitida através de uma música, com melodia, ritmo e harmonia, que provocam um efeito memorável, fazendo a pessoa assimilar mais rápido a informação contida na mensagem. O Jingle é um Slogan muito usado em rádios e comerciais de televisão.



Nenhum comentário: