quinta-feira, 22 de março de 2007

BICICLETA...EU VOU PEDALAR...

De todas as cores e modelos o que mais se vê na China, depois de chinês é bicicleta. Com o perdão do trocadilho, sempre soube que aqui todos utilizam a famosa magrela como meio de transporte, mas trânsito de bicicleta eu nunca tinha visto.
Pequim não é a maior cidade chinesa, porém, têm uma extensa legião de fãs das duas rodas. Batidas de bicicletas são mais constantes que os acidentes de carros, os estacionamentos (para bicicletas) estão sempre lotados.
Seja velha com cestinha; nova com cadeirinha; à bateria ou motor; a bicicleta é essencial na vida dos chineses. A manutenção é baixa, despesas só para quando fura o pneu, até caindo os pedaços ela é cobiçada por aqui.
Algumas são objetos de luxo, outras mais modernas têm design arrojado para maior velocidade, as antigas confortáveis, são as preferidas dos casais de namorados, dão um toque especial e produzem um efeito de romance, quando se observam as moças sentadas de pernas cruzadas, como se estivesse numa cidade do interior e não numa metrópole.

Não resisti e comprei a minha...vermelha e com cestinha!!!

Agora ninguém me segura, vou me jogar pelas galerias subterrâneas da velha Pequim, me enroscar nas vielas e quebradas das antigas Hutongs e voar pelas novíssimas avenidas nos arredores do futuro Parque Olímpico.

再见! Tchau!

Nenhum comentário: